
Atualmente as estratégias para a humanização dos ambientes de trabalho estão sendo ampliadas, sendo proporcionadas através de um olhar mais integral dos trabalhadores e, antes disso, dos seres humanos.
Uma das estratégias anteriormente muito utilizada nos ambientes de trabalho era a ginástica laboral que, com uma ênfase apenas biomecânica buscava na prática de exercícios de alongamento, fortalecimento, relaxamento e massagem possibilitar uma abordagem preventiva dentro dos ambientes de trabalho.
Entretanto, ao longo dos anos a experiência com tais práticas corporais que abordam os movimentos corporais de uma maneira fragmentada, mecânica e repetitiva, não se mostraram com resultados satisfatórios e tiveram pouco impacto na prevenção dos adoecimentos nos ambientes de trabalho.
Com uma visão mais integrativa atualmente as estratégias visam uma menor exposição dos trabalhadores, ao mesmo tempo que propõem uma participação mais ativa no processo e leva em consideração também a saúde mental, visto que ela é parte integrante e essencial da saúde e, portanto, não pode ser abordada separadamente através do equivocado dualismo corpo mente.
A PSC Ergonomia aborda esses aspectos através da realização das Oficinas Corporais e Educação em Saúde.
Na Educação em Saúde, busca-se capacitar as pessoas para serem protagonistas e adquirirem controle sobre os determinantes de sua saúde abrangendo comportamentos, hábitos e condições que afetam o seu estado de saúde.
Nas Oficinas Corporais o corpo é abordado como um acumulador de experiências da vida que podem deixar marcas no organismo e nas funções corporais, impactando na funcionalidade dos indivíduos através de má postura, tensões musculares, dores e até mesmo lesões.
Em tais Oficinas são usadas estratégias de educação somática que têm por objetivo melhorar a funcionalidade motora, promover relaxamento, desenvolver a consciência e a expressão corporal que são capazes suscitar alterações no estado psicológico dos indivíduos, por desenvolver uma nova percepção da imagem corporal. Sob o aspecto psicoemocional observam-se mudanças no comportamento, porque aliviam a sensação de agitação mental, desaceleraram os pensamentos, melhoraram a disposição, a sensação de leveza física e mental, a concentração e melhoram a autoestima.
Deixe um comentário