
Você sabe qual é a mais nova vilã da saúde da sua coluna? A postura sentada por períodos prolongados, que é definida como permanecer sentado durante 2 horas consecutivas ou mais.
O fato é que à medida que os empregos se tornaram mais sedentários, muitas evidências têm ligado os problemas de saúde, inclusive de coluna à postura sentada por longos períodos. Estudos apontam que em média os adultos passam mais de 7,5 horas sentados por dia!
Os efeitos à saúde que foram associados a postura sentada prolongada foram lombalgias; dores no pescoço e nos ombros; diabetes de tipo 2 e doença cardiovascular, devido ao pouco uso dos músculos das pernas que necessitam de atividade muscular para ativar a circulação sanguínea; obesidade; questões de saúde mental; dentre outros.
De forma geral, considera-se que 2 horas é o tempo máximo para se estar sentado de forma contínua e, visando combater esse hábito a recomendação é:
- Evitar permanecer sentado por mais de 2 horas e, quando necessário levantar-se pelo menos a cada 20-30 minutos.
- Levantar-se durante, pelo menos, 10 minutos após 2 horas de postura sentada.
- A nossa próxima postura será sempre a melhor postura. Isto significa que é importante variar a postura tanto quanto puder, mesmo quando se está sentado — a chamada «postura sentada dinâmica» — e fazer exercícios ocasionais de mobilidade e alongamento, seja sentado ou de pé.
- Não ultrapassar 5 horas de postura sentada no trabalho por dia.
- A postura sentada por períodos prolongados não deve simplesmente ser substituída por uma postura de pé prolongada. O oposto de estar sentado não é estar de pé — é movimentar-se. Assim, ainda que possa ser útil uma tabela sentar – levantar para alternar entre estas posições, pode não ser suficiente porque é necessário o movimento e não só trocar a postura.
- A abordagem para evitar a postura sentada por períodos prolongados no trabalho deverá passar por uma estratégia de prevenção que garanta boas condições ergonômicas no local de trabalho e a participação dos trabalhadores. Além disso, deve incluir medidas específicas para limitar a postura sentada e promover o movimento no trabalho
- E a nível individual, os trabalhadores devem ser motivados a trabalhar de forma mais dinâmica e a movimentar-se mais, por exemplo com micropausas para alongar os músculos, substituindo o elevador pelas escadas, reuniões em ambientes abertos que possam ser realizadas com fones caminhando.
Combater a postura sentada por períodos prolongados faz parte do esforço para tornar o trabalho mais sustentável, bem como do combate aos estilos de vida sedentários.
Fonte: Postura sentada e estática por períodos prolongados no trabalho, Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, 2021.
Deixe um comentário