
Para iniciarmos é importante fazer uma distinção, por que boa parte das vezes ao se falar em saúde espiritual as pessoas torcem o nariz e vão para o discurso de que religião e futebol não se discute.
Entretanto, saúde espiritual, que tem haver com espiritualidade é mais ampla e mais aberta que a religião. Ela se refere à busca de sentido, propósito e significado na vida.
De acordo com o médico Harold Koenig [4], espiritualidade é:
“uma busca pessoal pelo entendimento de questões sobre a vida, seu significado e relações com o sagrado e transcendente, que pode ou não estar relacionada a propostas de uma determinada religião.”
Uma outra definição:
“Espiritualidade é o conjunto de todas as emoções e convicções de natureza não material que pressupõem que há mais no viver do que pode ser percebido ou plenamente compreendido, remetendo o indivíduo a questões como o significado e o sentido da vida, não necessariamente a partir de uma crença ou prática religiosa.
O Organização Mundial da Saúde reconhece a importância da espiritualidade para a qualidade de vida e a incluiu no âmbito dos domínios que devem ser levados em conta na avaliação e promoção da saúde.
Atualmente diversas pesquisas têm sido feitas buscando comprovar os benefícios da espiritualidade para a saúde e há estudos mostrando reduçã na mortalidade geral em pessoas que frequentam locais religiosos pelo menos uma vez por semana [10]; melhores desfechos cardiovasculares (menos casos de hipertensão, menor progressão de doença coronariana) [3]; melhor resposta a tratamentos quimioterápicos [11]; e espiritualidade como fator de proteção contra depressão e suicídio [12].
As pesquisas são promissoras e vêm fornecendo bases científicas sólidas para estimular os interessados a cultivar esse aspecto em suas vidas.
Porém, alcançar o bem-estar espiritual é um processo que requer tempo, dedicação e depende da experiência pessoal de cada um.
A espiritualidade também está relacionada com nossas realizações e com a sintonia que mantemos conosco, com as outras pessoas e com o mundo que nos cerca. É a conscientização da nossa responsabilidade sobre as escolhas e os caminhos que trilhamos, com a certeza de que existe um sentido que transcende a existência individual.
Por isso, coloque suas escolhas em movimento e acredite firmemente no seu êxito, persistindo de forma determinada, pois, quando o objetivo vale a pena, o Universo conspira a favor.
A fé, a crença, a ética e os valores são forças que nos propulsionam na direção de nossos objetivos.
Por isso, cultive a fé, pois ela é uma atitude que faz com que as pessoas confiem e acreditem que algo melhor virá. A esperança é alimentada pela fé. Além disso, essa atitude é tão positiva que diversos estudos apontam a fé como um elemento fundamental para a cura de doenças físicas. Por isso desenvolvê-la é muito importante!
Encare seus problemas como fontes de aprendizado, procure ver o lado bom das coisas, transforme suas escolhas em objetivos e caminhe em direção ao que acredita e procure o extraordinário no comum!
O fortalecimento de sua espiritualidade pode te levar a grandes descobertas. 🙂
Deixe um comentário