PSC Ergonomia

Empresas, planos de saúde e a sinistralidade

A sinistralidade, custo advindo do uso dos recursos do plano de saúde, deve ser foco de preocupação das Empresas, visto que os custos dos planos de saúde possuem um impacto significativo nas despesas e porque a inflação médica comumente supera significativamente a inflação geral.

Mas, para que haja um menor acionamento dos recursos do plano de saúde as Empresas devem atuar sobre os fatores de risco controláveis de saúde e para isso é preciso assegurar que seus funcionários e familiares possam ter acesso à recursos de bem-estar, prevenção e cuidado adequados.

Segundo pesquisas, nos últimos anos a busca por ações de saúde e bem-estar teve aumento de 33%. E, de acordo com a mesma pesquisa o estresse é apontado como o fator que mais impacta a força de trabalho (83%), seguido pela depressão, ansiedade (82%) e o sedentarismo (69%).

E o problema é que doenças como estas desencadeiam outros problemas de saúde como gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaléia e alergias. De forma que se torna essencial atuar na raiz do problema para que outras doenças possam ser evitadas. 

Diante desse cenário programas de bem-estar corporativos e iniciativas de prevenção a doenças devem ser prioridade para as Empresas garantirem a saúde de sua população e sua saúde financeira.

Vale lembrar que tais ações além de evitar o acionamento do plano de saúde e reduzir a sinistralidade, faz com que as pessoas se sintam cuidadas e os trabalhadores estejam mais produtivos e satisfeitos no ambiente de trabalho.

As ações que englobam abordagens biopsicossociais são as que mais têm se mostrado efetivas visto que atuam no aspecto físico, psicológico e social através de um olhar integrativo em saúde englobando atividade física, educação, relações sociais, abordagens psicológicas e rodas de conversas. Além de ações organizacionais como flexibilidade de horários, home office, atividade recreativas, dentre outras.

Além disso, realizar um monitoramento efetivo dos trabalhadores, através de um suporte adequado e orientações direcionadas são ações que dão suporte e apoio e evitam que os usuário fiquem perdidos na rede, realizem exames e consultas excessivas e desnecessárias, permaneçam com sintomas e com risco de cronificação e piora dos quadros.

A PSC Ergonomia desenvolve programas de prevenção corporativos com abordagens direcionadas e específicas que contribuem para a redução da sinistralidade, custos e melhora da saúde e bem estar dos trabalhadores.

Entre em contato conosco e saiba mais!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *