No Brasil a insônia atinge 73 milhões de pessoas segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS) que cita que 36% dos brasileiros reclamam de insônia recorrentemente.
É importante saber que a insônia não é definida pelo número de horas de
sono ou pela rapidez com que uma pessoa adormece. Em vez disso, depende da qualidade do sono e de como a pessoa se sente depois de dormir. Ou seja, mesmo dormindo oito horas por noite, se a pessoa ainda se sente sonolenta
e fatigada durante o dia, significa que ela pode estar com insônia.
O fato é que dormir bem ajuda a melhorar a mente e o humor e pode prevenir diversos problemas de saúde, visto que a privação de sono afeta nossa saúde mental e física. Dentre os males causados pela insônia são apontados: ganho de peso, queda da imunidade, cansaço, ansiedade, dores corporais, aumento da fome, envelhecimento precoce, perda de memória, hipertensão arterial, dentre outros males.
O corpo anseia por dormir, assim como anseia por comida!

O sono ruim pode ter diversas causas. E no Brasil, as causas mais citadas são ansiedade e estresse (54%), um local inadequado para dormir (40%), cronograma escolar ou profissional (37%) e problemas de saúde (32%).
A higiene do sono é um conjunto de hábitos diários que se recomenda adotar para favorecer a capacidade de adormecer e permanecer dormindo ao longo de toda a noite.
Alguns hábitos recomendados para um sono adequado englobam: 1. Estabelecer uma rotina de horário para dormir e acordar; 2. Adotar uma rotina de relaxamento cerca de uma hora de dormir, evitando atividades mais agitadas; 3. Evitar sonecas prolongadas ao longo do dia; 4. Evitar o excesso de luz no ambiente que inibe a melatonina (hormônio do sono); 5. Evitar comidas pesadas a noite, como chá preto, café, bebidas gaseificadas e alcoólicas, assim como cigarros que também dificultam o sono; 6. Exercícios físicos ajudam a dormir, mas não faça a noite pela liberação de adrenalina que é estimulante; 7. A temperatura ideal para dormir é de 18º a 23º C. Um ambiente muito quente indica para o corpo que é hora de se movimentar e um ambiente muito mais frio não é bom porque o corpo tem que ficar tenso no intuito de liberar energia para manter a temperatura.
Tais dicas ajudam, porém, não podemos esquecer que é imprescindível atuar na causa do problema! Cabe lembrar que como citado acima uma das causas mais citadas da insônia é o estresse e a ansiedade que impossibilitam que o cérebro se desconecte durante a noite. Assim, ao tentar dormir, a mente permanece em estado de alerta e qualquer hábito de higiene do sono será em vão.
Cuidar da nossa saúde mental identificando os fatores estressores e de ansiedade é importante para que possamos cuidar de nossa saúde integralmente.
A mente humana é potente, mas precisa ser ouvida, as dores precisam ser expressadas e as angústias colocadas para fora.
E então? Como anda a seu sono? Será que a sua insônia está falando algo sobre a sua saúde mental? Será que ao invés de tomar remédios para dormir, não valeria a pena ouvir um pouco a sua mente? 😉
Deixe um comentário