PSC Ergonomia

A amizade como uma estratégia de saúde e bem-estar!

No dia 20 de julho é comemorado o dia do amigo, mas qual seria o objetivo de termos no calendário da saúde um dia dedicado ao amigo? O que afinal a amizade tem a ver com a nossa saúde?
Tudo!!!

As relações sociais têm passado por mudanças significativas nas últimas décadas, que foram ainda mais agravadas após a pandemia em função do crescimento das interações digitais, da ansiedade social, pressões sociais, aumento da competitividade em substituição da cooperatividade, estresse, metas, falta de tempo, etc.

Atualmente podemos nos conectar com mais pessoas, visto que as barreiras físicas e geográficas perderam os limites com a era digital, mas isso não necessariamente tem significado conexões humanas, sinceras e verdadeiras.

Em função disso, o isolamento hoje em dia, é uma preocupação, visto que pode acarretar uma série de riscos para o bem-estar físico, emocional e mental das pessoas. Os estudos apontam que o isolamento social está relacionado a:

  • Risco de desenvolver problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e transtornos do humor. A falta de interação social e o sentimento de solidão podem levar a uma diminuição da autoestima, aumento do estresse e sensação de desamparo.
  • Maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão, obesidade e comprometimento do sistema imunológico. E a falta de interação social também pode levar a hábitos menos saudáveis, como uma alimentação inadequada e sedentarismo.
  • Risco de declínio cognitivo, demência e doença de Alzheimer. A falta de estímulo social e mental pode levar a uma redução da função cerebral e ao comprometimento da memória e das habilidades cognitivas.
  • Além disso, pode levar as pessoas a buscarem formas alternativas de alívio ou conexão, muitas vezes recorrendo ao abuso de substâncias, como álcool e drogas, ou ao vício em jogos de azar, internet ou outras atividades. Esses comportamentos destrutivos podem ser uma tentativa de preencher o vazio emocional causado pelo isolamento.
  • A falta de suporte social, conexões significativas e atividades sociais prazerosas pode levar a sentimentos de solidão, tristeza e insatisfação. A sensação de isolamento também pode afetar negativamente o senso de propósito e significado na vida.

As interações sociais são uma necessidade nata de nossa espécie, você sabia?

Com a evolução da espécie humana tivemos alterações em nosso sistema nervoso que reduziram nossas estratégias de defesa e aumentaram nossas funções de apoio e sociabilidade e através delas nos sentir seguros e temos a sensação de bem-estar.

É como se o comportamento social funcionasse como um “neuromodulador” que atua como um fator protetivo para o desenvolvimento de doenças tanto físicas quanto mentais. E então, considerando os benefícios das relações sociais, que tal colocá-las na sua rotina de saúde e bem-estar?

• Esteja disposto a conhecer pessoas novas
• Conheça lugares novos
• Saiba que tipo de pessoas te fazem bem
• Faça coisas que você ama e desenvolva hobbies
• Esteja disponível para ajudar e demonstre que se importa com as pessoas
• Ouça a outra pessoa
• Mantenha contato regular com as pessoas, não hesite em ser aquele que vai dar o primeiro passo!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *