PSC Ergonomia

Abordagem biopsicossocial na fisioterapia, você sabe o que isso quer dizer?

A abordagem biopsicossocial é utilizada em especial dentro de um campo da fisioterapia, que é a Fisioterapia em Saúde Mental.

Nessa especialidade o profissional utiliza-se de um modelo de avaliação e tratamento que considera não apenas os aspectos biológicos do paciente, mas também os aspectos psicológicos e sociais que podem influenciar sua saúde e bem-estar.

Compreenda um pouco mais:

  1. Biológico: Considera os aspectos referentes às características físicas, fisiológicas e biomecânicas do paciente. Isso inclui a avaliação das estruturas do corpo, sistemas musculoesqueléticos, neurológicos, respiratórios, entre outros, que podem estar envolvidos na condição física do paciente.
  2. Psicológico: Considera os aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais do paciente. Muitas vezes, a dor crônica, por exemplo, pode ser influenciada por fatores psicológicos, como estresse, ansiedade, depressão ou trauma emocional.
  3. Social: Leva em conta os fatores contextuais, ambientais e sociais que podem impactar a saúde do paciente. Isso engloba o ambiente familiar, condições socioeconômicas, trabalho, suporte social, cultura e outras variáveis externas que podem influenciar na recuperação ou na manutenção da saúde.

Essa abordagem visa entender o paciente como um todo, reconhecendo que a interação desses três aspectos (biológico, psicológico e social) pode ter um impacto significativo na saúde, na recuperação de lesões e na eficácia do tratamento. Os fisioterapeutas podem criar estratégias de tratamento mais abrangentes e personalizadas, considerando não apenas os sintomas físicos, mas também o contexto global em que o paciente está inserido.

Como corpo e mente são uma unidade, compreende-se que atuar apenas sobre os aspectos físicos pode trazer benefícios apenas temporários aos pacientes e, ao abranger todos os aspectos que podem estar impactar na saúde das pessoas, elas podem se tornar mais protagonistas de seu cuidado ao entender a importância de aspectos relacionados ao estresse, alimentação, equilíbrio emocional, comportamentos e demais hábitos de vida que podem impactar em sua saúde e em especial na dor crônica.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *