Quando se fala em autoestima, fala-se sobre a aceitação de si próprio, independente de erros, defeitos ou fraquezas. É o quanto você se sente acolhido e querido por você mesmo!
Nossos defeitos e fraquezas fazem parte do que somos, e reconhecê-los não nos torna melhores ou piores, apenas nos trás clareza de quem realmente somos, e esse é um grande passo para o autoconhecimento.

Nos tornamos aquilo sobre o que pensamos a maior parte do tempo. Então, o caminho para a autoestima é pensar positivamente sobre si, reconhecer que você está dando o seu melhor e que possivelmente esse melhor amanhã será outro… E que bom, afinal, estamos sempre evoluindo!
Se falhamos com alguém ou cometemos um erro, ao invés de nos depreciarmos o melhor caminho será pensar em como resolver, aprender e em uma próxima vez fazer diferente. De nada adianta se martirizar e se sentir a pior das pessoas.
Lembre-se sempre de que, na escada da vida, a única comparação válida é aquela que fazemos conosco mesmos: em que degrau eu estava e em que degrau estou agora. E viver uma vida continuamente se comparando com o outro será um grande martírio e injusto com você e sua história.
O sucesso consiste na subida desses degraus. Cada um de nós possui potenciais diferentes e, somente reconhecendo esses potenciais é que você poderá atingir o seu potencial criativo, sua capacidade de ser feliz, enfim a sua melhor versão.
Somente por meio da autoestima você se sentirá livre para fazer diferente, empreender novas tentativas, sem medo de errar e assim seguir até acertar.
Portanto, cultive sua autoestima:
- Reserve um tempo para ouvir você mesmo e entender seus sentimentos e emoções.
- Estabeleça objetivos realistas e recompense a si mesmo quando os atingir.
- Rejeite os pensamentos negativos quando eles aparecerem.
- Esteja sempre com quem você possa trocar experiências, crescer e ser feliz.
- Em vez de se forçar, dê força a si mesmo! 🙂
Deixe um comentário