PSC Ergonomia

Saúde Social, você tem?

Você tem dedicado alguns momentos do seu dia para fazer contato com seus familiares e amigos?

Ou por acaso tem aberto mão de todos os compromissos sociais que aparecem e tem preferido ficar em casa em frente a tv maratonando séries por todo fim de semana?

Fique atento! Ter boas relações sociais e poder contar com uma rede de apoio é um aspecto essencial para nossa saúde.

Estudos comprovam que boas relações sociais não apenas diminuem os sentimentos de solidão e evitam a depressão e ansiedade, mas também são capazes de prevenir doenças, como demências e doenças cardiovasculares, além de manter os níveis de estresse sob controle e melhorar a saúde mental.

A saúde social diz respeito à manutenção de relações saudáveis com a família, amigos, colegas de trabalho e comunidade em geral. Como seres sociais, temos necessidade de interagir, de nos relacionar, de sermos reconhecidos e estimados e as redes de apoio são fundamentais para manter as outras dimensões da saúde equilibradas.

Se você tem preferido se isolar ou tem passado muito tempo em casa sem interações sociais, pare para avaliar se isso realmente faz parte do seu perfil ou se deve ao estresse, cansaço excessivo ou até mesmo sintomas emocionais. E, se for o caso procure orientação e apoio.

Abaixo, deixo algumas sugestões para que você possa avaliar qual se encaixa melhor para você tentar dar uma guinada na sua saúde social. 😉

  • Que tal começar com a redescoberta do seu parceiro? Propor um cinema, um jantar sem televisão para conversarem, ou até mesmo uma caminhada no domingo pela manhã para quebrar a rotina?
  • Outra dica, que tal se aproximar de seus colegas de trabalho, aqueles que têm mais haver com a sua vibe, proponha um happy hour, combine um almoço. E resgate antigos amigos que ficaram perdidos na rotina do dia a dia, interaja com pessoas, converse, tenha interesses diversificados e troque ideias, um bom papo pode ser renovador.
  • Seja confiante e não tenha medo de ser rejeitado! Apenas seja educado e coloque um sorriso no rosto, isso faz com que as pessoas queiram estar ao nosso lado.
  • Lembra daquele amigo que vive desmarcando qualquer encontro? Tente não ser ele!
  • Procure ter a mente aberta: tanto em relação aos lugares que você frequenta e quanto às pessoas ao seu redor. Pré-conceitos podem limitar a nossa vida social.
  • Quantidade não é qualidade. Tenha em mente que ter poucos e bons amigos é muito melhor do que ter as redes sociais cheias de gente que você mal conhece.
  • Dê uma chance a novos hábitos e hobbies, um curso de línguas, se desafiar em um novo esporte, encarar aquela atividade artística que você já pensou um dia, pode ser uma excelente forma de estabelecer novas relações.
  • E por fim, não pense demais… Aceitou o convite para aquela balada? Se joga! E, quanto alguém falar “vamos marcar um café”, responda: “pode ser agora?!

Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *