OFICINAS CORPORAIS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Abordagens mais recentes em saúde destacam a importância dos aspectos biopsicossociais na causa dos adoecimentos e, mais ainda, traz reflexões sobre como o objeto de estudo não deve ser a doença, mas o sujeito em seu aspecto integral, procurando entender quais aspectos dentro dessa abordagem podem perturbar o funcionamento das estruturas corporais e acarretar doenças.
A PSC Ergonomia trabalha esses aspectos através da realização de Oficinas Corporais e Educação em Saúde, que surgiu como uma evolução dos antigos Programas de Ginástica Laboral.
Em tais Oficinas são usadas estratégias de educação somática que têm por objetivo melhorar a funcionalidade motora, promover relaxamento, desenvolver aspectos motores, mas também a consciência e a expressão corporal que são capazes suscitar alterações no estado psicológico dos indivíduos, por desenvolver uma nova percepção da imagem corporal.
Com uma visão mais integrativa atualmente as estratégias visam uma menor exposição dos trabalhadores, ao mesmo tempo que propõem uma participação mais ativa no processo e leva em consideração também saúde mental visto que ela é parte integrante e essencial da saúde e, portanto, não pode ser abordada separadamente através do equivocado dualismo corpo-mente.
Tais oficinas possuem variações no seu formato e são desenvolvidas em plataforma virtual que oferece os atendimentos, monitoramento dos usuários e robusta estrutura para a gestão da saúde ocupacional, sendo elas:
Oficinas Corporais (Foco Preventivo, antiga ginástica laboral)
Oficinas Terapêuticas (Atendimentos Individualizados e Pequenos Grupos)
Rodas de conversas (Educação em Saúde Integral)
Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre essa nova forma de abordagem da saúde nos ambientes empresariais.
FALE CONOSCO